quinta-feira, agosto 31, 2006

The Dandy Warhols-We Used To Be Friends

Não sei nada da história desses caras. Só sei que essa é a música de abertura do seriado 'Veronica Mars' -- uma das coisas mais legais que vi na TV ultimamente. É um exemplo bacana de releitura sonora dos anos 80...

RONIQUITO CHEVALIER

A seção Gente Boa', do Globo de hoje, dá uma notícia ótima. Scarlett Moon acaba de lançar a biografia de seu irmão, o impagável Roniquito, que já não está entre nós. O livro, chamado "Dr. Roni, Mr. Quito", deve chegar em São Paulo na semana que vem (por enquanto, só no Rio).

Para quem não sabe, Roniquito foi contratado pelo também falecido Walter Clark para ser seu assessor na TV Globo. Naquela época, Clark era o manda-chuva da emissora e tinha carta branca. Contratou, então, o amigo que passava dificuldades financeiras, mas não lhe delegou tarefa alguma. Roniquito, então, não tinha nada o que fazer, a não ser embolsar um gordo salário no final do mês. Quando lhe perguntavam qual sua função na Globo, ele respondia:

- Sou aspone. Assessor de porra nenhuma!

Nascia com Roniquito uma expressão que dura até hoje.

Outra dele:

Roniquito chega bêbado na casa dos pais. Na sala, reunidos os amigos da família -- gente bem nascida, educada e requintada. Entre os convidados, o diplomata Nascimento e Silva (no Rio, este também é o nome de uma rua famosa em Ipanema, perto da Lagoa. Nesta rua, no número 107, morava Tom Jobim ou Vinícius de Moraes -- agora a memória me pegou. Até por esta razão, a rua ganhou uma certa notoriedade, já que era um dos epicentros da Bossa Nova).

Roniquito, então, pergunta para Nascimento e Silva:

- Qual é o seu nome?

- Que é isso, Roniquito?

- Qual é o seu nome?

- Você sabe que é Nascimento e Silva.

Roniquito, então, dispara:

- Esquina com que rua??????????????????

segunda-feira, agosto 28, 2006

SUPER-DÍNAMO (PAAMAN)

Não me lembro bem qual era o canal que passava esse desenho, mas eu adorava. Trata-se de Super-Dínamo (Paaman, no original), um garoto (Mitsuo), que recebia de um alienígena um capacete que lhe dava super-força e uma capa voadora. Além disso, também tinha direito a um robô-cópia. Quem apertasse um botão preto teria uma cópia perfeita de si mesmo -- um belo truque pra quem quer preservar a identidade secreta, não? Seus amigos eram: Número 2 (um macaco), Parco (uma garota) e Parian (um menino mais velho, já adolescente, e gordinho).

Eram episódio curtos, de dez minutos cada -- e a música da abertura era a mesma do Fantômas, outro desenho da época.
INXS Original Sin

Sabe o desenho do Super-Dínamo, da nota aí em cima?

Pois bem. Neste vídeo do INXS, gravado no Japão, a banda visita uma feirinha, chega até uma banca que vende máscaras de mangás. Se você prestar atenção, no canto inferior direito, vai ver... máscaras do Super-Dínamo!

Um amigo da faculdade, Sérgio Gabriel, achava que, nesta música, o Michael Hutchence imitava o Elton John na hora que cantava 'and wake up for a brand new day'... Até que ele tem razão.

Para quem quer saber onde está a máscara do Super-Dínamo: vá até a marca de 2minutos e 29 segundos. É melhor apertar o pause, pois a cena dura pouco mais de um segundo.

quinta-feira, agosto 24, 2006

MÃOS SECAS SUAVEMENTE COM... APENAS DUAS FOLHAS!


Existe coisa mais irritante do que ir ao banheiro de um bar ou restaurante e enxergar a frase acima na caixinha de toalhinhas de papel????

É impossível secar as mãos com tão pouco papel!!! E aqueles estabelecimentos mais chiques, que têm um fornecedor melhor? São aqueles cuja caixinha de toalhinhas diz: 'use apenas uma folha'.

OK, vcs conseguem usar uma mísera folha? Ou duas? Eu não. PRECISO usar de três para cima.

Com vcs é assim tbem?

terça-feira, agosto 22, 2006

O SENADOR SIBÁ MACHADO (PT-AC)...

... notabilizou-se na CPI dos Correios pelos exageros.

(Num interrogatório com Marcos Valério, disse:

- O senhor abriria o seu sigilo bancário?

- Senador, o meu sigilo já foi aberto...

- RESPONDA A MINHA PERGUNTA!!!!!)

Ontem, no Congresso, o senador subiu à Tribuna e disparou a seguinte pérola:

- A Revolução Industrial foi isto. Com a descoberta da navegação, os europeus se espalharam pelo mundo, dominaram povos, arrebentaram culturas, aprisionaram, escravizaram...

Pelo jeito, o senador não freqüentou as aulas de hitória da antiga 6a. série.

domingo, agosto 20, 2006

I SEE DEAD PEOPLE


É o que diz o 'bumper sticker' (adesivo de pára-choques) do carro da médica-legista Jordan Cavanaugh, personagem de Jill Hennessy em 'Crossing Jordan'.

Perfeito pra ela, não?

sexta-feira, agosto 18, 2006

MULHERES QUE AS MULHERES GOSTAM

Vocês viram a capa da Caras? Maria Fernanda Cândido. Bonita, elegante, considerada boa atriz, Maria Fernanda é daquelas mulheres que as mulheres gostam.

Como assim? Ela é o sonho de consumo das lésbicas? Nada disso.

Ela é um modelo de comportamento, de beleza clássica e de conduta. Faz parte de um clube pequeno: o de mulheres que são admiradas pelas mulheres. Quem entra nesse grupo quase que se transforma numa unanimidade. É difícil ouvir alguém falando mal delas. Faça o teste: puxe assunto com alguma mulher e fale de Maria Fernanda. Você jamais vai ouvir: "Não acho ela tudo isso" ou então "Ih, ela tem muita celulite". Em vez disso, pode apostar que vai sair um "Nossa, como ela e linda!".

Maria Fernanda faz parte do mesmo grupo que Jackie Kennedy e Malu Mader. Só elogios entre as mulheres. Jennifer Aniston também era dessa casta -- até ser trocada por Angelina Jolie e virar presidenta do clube das 'coitadinhas' (neste caso, o comentário das mulheres é: 'Por que será que ela está sozinha? Tão bonita...').

A questão é: pq as mulheres gostam desse tipo de mulher? Por causa da elegância? Do porte? Da inteligência?

Não.

As mulheres gostam desse tipo de mulher porque elas não oferecem perigo. São mulheres tão perfeitas, tão inatingíveis, que os homens não têm muito interesse nelas.

Você que é mulher, duvida? OK. Vc tem algum amigo sincero? Então pergunte a ele:

1. Quem vc prefere? A Jackie Kennedy ou a Marilyn Monroe?

2. Quem vc prefere? A Maria Fernanda ou a Luana Piovani?

3. Quem vc prefere? A Malu Mader ou a Carol Castro?

quarta-feira, agosto 16, 2006

A NASA E A CBF


Esta história é fantástica: sumiram as fitas originais com as imagens de Neil Armstrong pisando pela primeira vez na Lua.

Impossível não pensar na Taça Jules Rimet, símbolo do tricampeonato mundial brasileiro, roubada por negligência da CBF. E chegar à conclusão de que a incompetência em guardar um patrimônio de conquistas é internacional. Assola até os Estados Unidos. Veja bem: não estamos falando de uma mera fitinha VHS. O caixote com as gravações continha pelo menos 700 fitas. Se estamos falando das velhas fitas de vídeo-tape, o tal caixote deveria ser bem grandinho...

Esta falta de cuidado com o patrimônio da humanidade deve reviver uma série de teorias da conspiração -- a começar por aquela que não reconhece a ida do homem à lua. Para esses lunáticos (melhor arrumar outro adjetivo), tudo não passou de um show cinematográfico montado pelo cineasta Stanley Kubrick (e não é que os danados têm uma foto com um astronauta e um barbudo que é a cara do Kubrick para fundamentar este raciocínio?). Outra explicação é que, nas fotos dos astronautas explorando a superfície lunar, aparecem duas sombras para cada objeto. Para estes teóricos, isso ocorre pq Kubrick utilizou dois refletores de luz no estúdio em que a farsa foi filmada. Para a Nasa, tudo não passa de um fenômeno de reflexão de luzes.

Vai saber...

terça-feira, agosto 15, 2006

Rumble Fish

Ouvi ontem (15/08) que isso aqui é uma tendência: o remix de filmes. Trata-se de pegar um filme, reeditá-lo de maneira que o tempo total não seja superior a dez minutos. Ah, e colocar uma nova trilha sonora é permitido.

Alguém fez isso com Rumble Fish, de Francis Coppola. E colocou Californication, do Red Hot Chilli Peppers, como trilha sonora.

O resultado é bacana. Para quem já tenha visto o filme ou não.
The Style Council - You're the Best Thing

Sóbrio, elegante, romântico sem ser meloso -- este é o Style Council.

O SAMURAI KID EM CORES

Samurai Kid

Do mesmo jeito que as crianças de hoje são fãs de ‘Dragon Ball Z’ e ‘Power Rangers’, houve um momento, na década de setenta, que quase todos os heróis da molecada eram made in Japan. Havia vários: Super-Dínamo, Oitavo Homem, National Kid, Ultra Man, Ultra Seven... a lista é enorme.

Meu favorito, porém, era o Samurai Kid. Quando bebê, o pequeno Fujimaru foi seqüestrado por uma águia (????????) e levado para um campo de treinamento de ninjas (???????). O seriado conta a saga do menino pelo Japão feudal, combatendo bandidos e procurando sua mãe. Trata-se de uma das minhas relíquias – um DVD japonês com os principais capítulos.

Ele tinha poderes legais: podia controlar o vento e criar várias imagens de si mesmo, confundindo seus rivais. E seu grito de guerra era NIIIIIX!

Só um reparo: a música é ruim pra danar!

OS CHINESES E A TV AMERICANA -- COMEÇANDO PELO JACK BAUER

OK. A temporada de '24 Horas' terminou oficialmente ontem, no canal FOX. E o final coloca os chineses como os próximos inimigos internacionais dos americanos -- ou pelo menos de Jack Bauer, o personagem principal da série.

Bem, na China, a história é bem diferente. Lá, os Estados Unidos são idolatrados. Hoje, são 123 milhões de chineses conectados à Internet e boa parte deles faz downloads para assistir seus sitcoms favoritos. O campeão de downloads é 'Friends', mas 'Lost' e 'CSI' vêm na cola.

Praticamente toda a população chinesa depende de um grupo liderado por um jovem de 23 anos: Ding Chentai. Ele reuniu outros quarenta malucos, que passam noites em claro traduzindo os episódios e colocando legendas em chinês. Tudo de graça.

Por um lado, isso é muito legal. Mas, por outro, isso não seria o primeiro sinal de popularização da pirataria?

segunda-feira, agosto 14, 2006

DEU NO AGAMENON -- 'O GLOBO' DE DOMINGO

Uma foto mostra uma mulher com uma vassoura. A legenda:

Em campanha pelo Brasil, a candidata do PSOL, Heloísa Helena, faz questão de se exibir usando uma vassoura. Não para fins de limpeza, como o Jânio Quadros, mas como meio de transporte...

domingo, agosto 13, 2006

THE BOOK IS ON THE TABLE

A história 'Deu no Ancelmo', postada aí embaixo, me lembrou outra, cujo personagem principal é Elba Ramalho. Ela se passa nos mid-eighties, num nightclub carioca chamado People (uma casa muito bacana, com som eclético, executado por um DJ chamado Tião, se não engano). Essa história se passa numa época pré-celular. Estava, então, Elba Ramalho num telefone da casa, no meio da muvuca, falando com alguém:

- Vem pra cá. A gente tá no People!

Com o barulho, o interlocutor não ouviu nada e perguntou: ‘Aonde?’. A Elba:

- No People! (mais alto)

A barulheira infernal continuava. E, do outro lado da linha, não dava pra ouvir nada. ‘Aonde?’

- No People! (muuuito mais alto)

Neca. O interlocutor repetiu: ‘Aonde?’. No que Elba perdeu a paciência e berrou:

- NO PEOPLE!!!!!! Pê – Í – Pê – Ô – U! PÍPÔU!!!!!!!

(A Elba Ramalho é personagens de várias histórias incríveis. Meu pai me contou uma ótima, que envolve ela, o João Gilberto e um baralho. Mas essa fica pra outra vez...)
Nastassja Kinski - Little Boy Blue

Tom Waits compõe, Nastassja Kinski canta, Francis Coppola dirige... São duas versões da canção -- uma orquestrada e a outra unplugged.
Les Rita Mitsouko: C'est Comme Ça

Mais uma deles.
Rita Mitsouko - Marcia Baila

Não precisa entender francês para gostar deles. É um visual camp, é verdade, mas fazer o quê? Eu cresci assistindo 'Batman' na TV...
Time Zone - World Destruction

Esse tocava no Madame Satã. Afrika Bambaata e Johnny Rotten juntos.
Ka-boom, ka-boom, ka-boooooom!
The Glove - Punish Me With Kisses

E falando em The Glove...
Siouxsie and the Banshees - Swimming Horses

Este post é dedicado ao meu amigo Leandro Castilho, provavelmente o único brasileiro dono de um disco de vinil da banda The Glove (a união de Robert Smith, do The Cure, e Steven Severin, baixista da Siouxsie)

O vídeo é de Swimming Horses, uma das músicas mais legais da Siouxsie. Tem Robert Smith. E tem também cavalos nadando, num trocadilho visual interessante (swimming horses = cavalos marinhos, não cavalos nadadores).

DEU NO ANCELMO

Ótima história.
Logo após dar entrevista ao Jornal Nacional, o senador Cristovam Buarque (PDT-BR) vai jantar no restaurante chinês Mr. Lam, na Lagoa. Chegando lá, topa com a socialite Narcisa Tamborindeguy. O seguinte diálogo, então, é travado:
- Conheço o senhor...
- Meu nome é Cristovam.
- Colombo?
- Não, Buarque.
- O senhor faz o quê?
- Sou senador.
- Vereador?
- Não, senador.
- Claro, eu sei. Por Sergipe.
- Não, sou senador por Brasília, prazer em conhecê-la.
- O senhor é muito simpático. No dia em que for candidato a presidente, pode contar com meu voto...
...
Turning Japanese - The Vapors

Esse vídeo é legalzinho, daqueles tipo one hit wonders de mil novecentos e oitenta e poucos. A banda se chama The Vapors e a música é 'Turning Japanese' (provavelmente uma homenagem a John Lennon durante seu casamento com Yoko Ono...). Os Titãs copiaram a base dessa canção e fizeram a música ‘Televisão’. Dá até para cantar junto: ‘é que a televisão me fez tão burro, muito burro demais’...

MAIS TEORIAS SOBRE O REVIVAL DOS ANOS 80

Meu amigo sempre vinha com uma pergunta esquisita para mim:

- E o que você acha deste revival dos anos 80?

Ora, o que eu acho... Ele já sabia o que eu pensava sobre este revival – até porque eu tinha 17 anos em 1980 e 26 em 1989.

- Porra, nos anos oitenta, os anos sessenta estavam na moda e eram o exemplo mais chique de retrô. Hoje, eu percebo que tem uns idiotas de vinte anos achando o máximo aquela época que eu vivi. A conclusão lógica: em 1980 e poucos, eu era um babaca que tinha vinte anos e admirava quem tinha vivido nos anos sessenta. Resumo: os caras de vinte de hoje acham que a minha época é que era legal. Só que eu sou um cara de quarenta que no fundo acha mesmo legal a época de quem tem hoje sessenta anos.

- Então, você não acha q...

- Será que os caras de 60 anos, quando estavam na década de sessenta achavam legal a década de quarenta? Porra nenhuma! Você sabe porque inventaram esta porra de revival?

- Claro! É puro interesse comercial.

- Que interesse comercial, o cacete! Isso é falta de criatividade! A geração dos anos 80, a minha, é que começou com isso. Uma musiquinha horrorosa, uns
sintetizadores ruinzinhos, uma moda esquisita... Qual foi a saída? Copiar os anos 60. Aí a música foi atrás, a moda, a literatura – tudo! Os estetas reestudaram os anos 60 e cuspiram o visual new wave para os moleques...

- Olha, você tá completamente errado. Eu estava vendo outro dia o show de uma dessas bandas novas e...

- Banda nova? Você tem 42 anos!

- Pois é, você vai entender onde eu quero chegar... O som era uma mistura de Smiths com Joy Division, se é que isso pode existir. Olha, eu me peguei até
gostando do som. Foi aí que eu percebi a jogada...

- Que jogada?

- É tudo uma jogada de marketing... São os executivos das gravadoras que inventaram isso! Eles fabricam umas bandinhas revival e pronto! Em vez de um público, eles têm dois!

Havia alguma coisa esquisita na voz do meu amigo. Sei lá, um tom triunfal, como se ele tivesse descoberto a localização exata do Santo Graal sem precisar ler “O Código Da Vinci”.

- Como assim?

- Pensa bem... Além da garotada eles agora têm caras como nós! Velhos que se acham garotos!

Essa me tirou do sério.

- Vem cá, você fumou alguma substância ilegal?

- Não, só fumei uma substância muuuuuuito legal... Rárárá!

SOTAQUES NA NOVELA DAS OITO

Vem cá: a novela das oito (que deveria se chamar 'novela das nove') é uma elegia ao Rio e, especialmente, ao bairro carioca do Leblon.
Só que... a maioria dos personagens tem sotaque paulista!

1. A finada Nanda
2. Ana Paula Arósio
3. Tarcísio Meira
4. Edson Celulari
5. Viviane Pasmanter
6. Regina Duarte
7. Lília Cabral
8. Helena Ranaldi
9. Tato Gabus Mendes
10. Walderez de Barros
11. Caco Ciocler
12. Lucielle Di Camargo
13. Marcos Caruso

Não era mais fácil ambientar a novela nos Jardins ou no Itaim-Bibi????????

ALGUÉM VIU O 'CRIANÇA ESPERANÇA'?

Incrível: Bíquini Cavadão estava tocando Engenheiros do Hawai (a primeira deles --'Se tudo passa/talvez vc passe por aqui)!!!!! O normal é ver uma geração nova fazendo cover da geração antiga. Mas os caras são contemporâneos... O que teremos depois disso?

1. Os Engenheiros regravando 'Tédio', do Bíquini (um caso de metalinguagem musical)?
2. Ultraje a Rigor regravando 'Põe Devagar', do Rádio Taxi (na verdade, a música se chama 'Dentro do Coração')?
3. João Gordo regravando 'Sonífera Ilha', dos Titãs?
4. Paralamas regravando 'Sou Free', do Sempre Livre?
5. Capital Inicial regravando 'Sou Boy', do Magazine?

SOFT GREY INDIGO EYES. PQ ESTE NOME?

Antes que alguém me pergunte o porquê deste nome, aí vai a explicação: é o nome de uma música do Peter Murphy que eu gosto muito.

Fire burning in a hill
The lines are rocky rough
Red angels wait to pick remains
The cindered shoulder
Of confused men
Seperate from their awe
With grey desire
He looks out mad
His soft grey indigo eyes
Indigo eyes ...
Asking

His heaven is uncovered not
A black tree blocks his way
His way is skating round a dome
(His way is in dismay)
The playmate sings
Like Orphee in some thunder world
Asking to be bathed in light
To be exemplified

With grey desire he looks out mad
His soft grey indigo eyes

Saw his past
He had dug for trust
With blind infected hands
And wondered as the hurt bit hard
Why the sacred weren't at hand
Only when his ears were deaf
To the angels light burst waves
Only when his ears were deaf
Did life turn from fog to fog
But not evil but estranged
But not evil but estranged

Indigo eyes, Indigo eyes
Indigo eyes, Indigo eyes

O VELHO TRUQUE DE GRAVAR UMA MÚSICA DO ROBERTO CARLOS

OK, vc é um cantor ou uma banda que sofre de falta de criatividade. E o pior: tá precisando de um sucesso, rápido. O que fazer?????
GRAVAR UMA MÚSICA DO ROBERTO CARLOS!!!!!!
Não se sabe quem inventou a moda. Mas há vários casos. Vamos aos mais notórios:
1. É Proibido Fumar, com Skank. Copiaram a batida de um funkzinho chamado Boom-Shak-Allah, disseram para o vocalista imitar a voz de um pai de santo e... voilá!
2. Eu Te Amo, com Marisa Monte.
3. Não Vou Ficar, com Kid Abelha. Curiosamente, essa música foi sucesso na voz de Roberto, mas foi composta por Tim Maia. (É aquela que diz 'Não tem solução, não/Não, não, na-na-na-na-não)
4. Titãs -- Bi-campeões da regravação! 'É Preciso Saber Viver' e 'O Portão'. O que virá adiante? Amada Amante? Lady Laura? Na Paz do Seu Sorriso?
Everything But The Girl - Each And Everyone

Muito bacana. Uma das melhores duplas de todos os tempos. Ben Watt, super instrumentista, e Tracey Thorn, que voz! Se eu fosse usar um clichê, diria que O Everything But The Girl ultrapassa as barreiras do tempo.
Suzi Quatro - 48 Crash

E não é que a Suzi Quatro era bonitinha? Esse vídeo aparecia no anúncio da rádio Excelsior (a máquina do som).

O LIVRO QUE O SAWYER LÊ NO 'LOST'

OS ANOS 90 VÃO VIRAR MODA?

Quando eu estava nos anos 80, era moda endeusar os anos 60. Boa parte da atitude e da estética, diga-se de passagem, veio daquele tempo. Quer ver? Gravatinha estreitinha. Óculos escuros Ray Ban Wayfarer (Tom Cruise em 'Risky Business'). Saia rodada. Legging. Na música: Style Council, Everything But The Girl, Echo & Bunnymen. (O engraçado é ver, hoje, uns pirralhos verendo viver o que eu vivi vinte anos atrás -- e nós, vinte anos atrás, querendo viver o que se passou mais vinte anos antes).
Nos anos 90, vi um certo revival dos anos 70 -- de repente, as vitrines foram invadidas por calças boca-de-sino e estampas berrantes.
Nada se compara, no entanto, com o endeusamento dos anos 80, que experimentamos nos últimos tempos. Curiosamente, os jovens de hoje se ligaram muito no que havia de pior na década e deixaram de conhecer muitas coisas legais -- especialmente as que pintaram entre 1981 e 1985.
Como tudo o que é moda, esse revival já está perdendo o fôlego. Daí a pergunta: será que os anos 90 vaõ entrar na moda?
Acho que não. Os anos 70 e 80 foram ditados por excessos -- visuais, estilísticos, comportamentais, musicais. Os anos 90 eram mais comportados, menos exagerados. E, principalmente, mais discretos.
Será que a discrição vai voltar à moda?

REFLEXÕES SOBRE A PISTA DE DANÇA E A TIMIDEZ

Primeira pergunta: vc já viu o 'Dança dos Famosos' do Faustão? Pois bem. Eu vi quase todos os programas. Sigo as eliminações de Babi, Hortência e Preta Gil com a mesma fidelidade com a qual não perco um episódio de Lost ou 24 Horas. Adoro ver as bailarinas ensinando aqueles marmanjos sem cintura a rebolar. E confesso: torci para o Stepan Nercesian. Motivo oficial: sou fã dele desde que assisti o filme 'Marcelo Zona Sul'. (Mentira. O motivo verdadeiro é que me identifico demais com aquela pança!). Foi vendo o 'Dança dos Famosos' que me lembrei da época das discotecas, quando dançar era MUUUUUITO importante e acabei recordando de quando eu tive de ser professor de dança.

Segunda pergunta: Você já experimentou dar aula de dança para alguém? É uma das coisas mais irritantes da face da Terra. Cada pessoa tem seu próprio jeito de dançar – e passar isso para outro corpo é virtualmente impossível, a não ser que seja um passo de dança, daqueles universais, inventado justamente para ser passado adiante.

Bem, eu tinha quinze anos e um amigo meu, super-tímido, tinha me pedido aulas de dança. Como eu disse, era uma época em que todos queriam dançar. O ídolo do cinema era John Travolta (o canastrão de Saturday Night Fever, não o homônimo que deu um show em Pulp Fiction) e a novela das oito era 'Dancing Days'. Precisa descrever mais alguma coisa para vocês entenderem o cenário?

Mas o meu amigo não queria aprender só os passos. Queria saber como dançar. E queria o pacote completo – ou seja, não só como dançar, mas também como se aproximar de uma garota, como paquerar, o que dizer... Um verdadeiro intensivão do acasalamento.

Na sala da minha casa, botei umas músicas no toca-discos (olha como essa história é velha) e ensinei algumas manhas. Contei alguns segredos da aproximação. E ele foi embora feliz e contente.

Na primeira chance que teve para botar os conhecimentos recém-adquiridos na pista de dança, tudo estava indo bem. Ele mirou num alvo – uma loirinha de franja que, surpreendentemente, estava dando bola para ele – e foi à luta. Por alguns minutos, ele se sentiu numa espécie de disco-paraíso, embalado por ‘Heaven Must Be Missing Na Angel’, do Tavares. Quando essa música acabou, o dee-jay tascou, ironicamente, Disco Inferno, dos Trampps.

Foi aí que a sorte dele mudou. Estava quente pra burro, e os óculos que ele usava começaram a embaçar. Não se dando por vencido, ele tirou os óculos e os enxugou – mal e porcamente, é verdade – na camisa de voil. Depois de quinze segundos, tudo embaçado de novo. Ele pensou: ‘vou tirar essa porra’. E colocou os óculos no bolso.

Sem enxergar um palmo à frente do nariz, continuou na pista. Achou, inclusive, que iria se dar bem com a gatinha – até ser avisado por um amigo que estava paquerando o pôster da Olívia Newton-John que fazia parte da decoração.

Desnecessário dizer que ele terminou a noite pagão.

Hoje, para minha total surpresa, ele é um quarentão separado que azara as meninas nas pistas de dança em lugares cuja média de idade mal passa dos 20 anos. Ele chega sozinho, escolhe alguns alvos e vai à caça. Quer saber de uma coisa? Ele se dá super bem. E os óculos não embaçam.

Só pude chegar a uma conclusão: a timidez é que faz a vista embaçar (com ou sem óculos).