domingo, agosto 13, 2006

MAIS TEORIAS SOBRE O REVIVAL DOS ANOS 80

Meu amigo sempre vinha com uma pergunta esquisita para mim:

- E o que você acha deste revival dos anos 80?

Ora, o que eu acho... Ele já sabia o que eu pensava sobre este revival – até porque eu tinha 17 anos em 1980 e 26 em 1989.

- Porra, nos anos oitenta, os anos sessenta estavam na moda e eram o exemplo mais chique de retrô. Hoje, eu percebo que tem uns idiotas de vinte anos achando o máximo aquela época que eu vivi. A conclusão lógica: em 1980 e poucos, eu era um babaca que tinha vinte anos e admirava quem tinha vivido nos anos sessenta. Resumo: os caras de vinte de hoje acham que a minha época é que era legal. Só que eu sou um cara de quarenta que no fundo acha mesmo legal a época de quem tem hoje sessenta anos.

- Então, você não acha q...

- Será que os caras de 60 anos, quando estavam na década de sessenta achavam legal a década de quarenta? Porra nenhuma! Você sabe porque inventaram esta porra de revival?

- Claro! É puro interesse comercial.

- Que interesse comercial, o cacete! Isso é falta de criatividade! A geração dos anos 80, a minha, é que começou com isso. Uma musiquinha horrorosa, uns
sintetizadores ruinzinhos, uma moda esquisita... Qual foi a saída? Copiar os anos 60. Aí a música foi atrás, a moda, a literatura – tudo! Os estetas reestudaram os anos 60 e cuspiram o visual new wave para os moleques...

- Olha, você tá completamente errado. Eu estava vendo outro dia o show de uma dessas bandas novas e...

- Banda nova? Você tem 42 anos!

- Pois é, você vai entender onde eu quero chegar... O som era uma mistura de Smiths com Joy Division, se é que isso pode existir. Olha, eu me peguei até
gostando do som. Foi aí que eu percebi a jogada...

- Que jogada?

- É tudo uma jogada de marketing... São os executivos das gravadoras que inventaram isso! Eles fabricam umas bandinhas revival e pronto! Em vez de um público, eles têm dois!

Havia alguma coisa esquisita na voz do meu amigo. Sei lá, um tom triunfal, como se ele tivesse descoberto a localização exata do Santo Graal sem precisar ler “O Código Da Vinci”.

- Como assim?

- Pensa bem... Além da garotada eles agora têm caras como nós! Velhos que se acham garotos!

Essa me tirou do sério.

- Vem cá, você fumou alguma substância ilegal?

- Não, só fumei uma substância muuuuuuito legal... Rárárá!