quinta-feira, outubro 05, 2006

MARC BOLAN & T. REX

Top of the Pops2 Marc Bolan Special


Marc Bolan é um dos gênios da música pop que pouca gente conhece. Foi ele quem
praticamente inventou o glam rock (ou glitter), um fenômeno muito bem descrito no filme Velvet Goldmine. Diz a lenda que uma namorada de Bolan resolveu dar uma ‘maquiada’ em seu rosto antes de participar no programa Top of the Pops, na BBC. Os outros astros do pop viram e gostaram – incluindo o hoje idolatrado David Bowie. Pronto. Surgira o glitter, que teve como grandes expoentes nomes como Sweet, Alice Cooper, Slade, Gary Glitter e Mott the Hoople. Não lembra de nenhum sucesso deles? Talvez o mais famoso seja ‘Ballroom Blitz’, do Sweet, que já foi regravado por muita gente – e até entrou na trilha sonora do filme Wayne’s World.

Seguinte: entre 1971 e 1973, Bolan, com a banda T. Rex, emplacou 10 (DEZ!) músicas que ficaram entre as três primeiras da parada britânica. Entre essas, clássicos como Get it On (Bang a Gong), Metal Guru, 20th Century Boy e Jeepster.

Get it On é, disparado, minha favorita e marcou minha infância. A figura de Bolan, magro, cabeludo e nascido para a stage performance, sempre me vem à cabeça quando penso numa figura que sintetize ‘o’ rock star.

Para quem quer conhecer o trabalho de Bolan: há um DVD na praça, remasterizado por seu filho, que tem entre os extras um curta-metragem feito por Ringo Star sobre o líder do T. Rex.

No final de sua carreira (ele morreu em 1977, quando seu mini-Cooper bateu numa árvore), ele teve um programa de entrevistas na BBC e ajudou a popularizar o movimento Punk. Entre seus convidados regulares estavam Johnny Rotten, Siouxsie Sioux e Billy Idol.

Detalhe engraçado: a letra de Jeepster não faz muito sentido. Um repórter, então, perguntou sobre o quê era a canção. A resposta: “It’s about a car, of course”. Sob este ponto de vista, de fato, dá pra entender a letra.

Detalhe 2: nesse link do YouTube, há um especial de 24 minutos com apresentações de Bolan no Top of the Pops. Na segunda música, Get it On, você poderá ver Elton John, fazendo as vezes de tecladista do T. Rex, na flor de seus 22 anos (e já estava ficando careca).

Detalhe 3: se você gosta do som que a Rita Lee fazia nos anos 70, especialmente com a banda Tutti-Frutti, vai notar uma forte influência do T.Rex (e do glam em geral) no álbum ‘Fruto Proibido’.